SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Theodor W. Adorno e a dialética negativaA construção do ponto de vista e a alteridade em textos produzidos por alunos do Ensino Médio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

HEINIG, Otilia Lizete de Oliveira Martins. Pesquisas sobre leitura e escrita nos Programas de Pós-Graduação em Educação no Sul do Brasil. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.19-44. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226121784612.v23.n1.2.

As pesquisas sobre leitura e escrita são o foco deste artigo que visa a mapear e apresentar as teses e dissertações dos Programas de Pós­ Graduação em Educação de Universidades de Santa Catarina e do Paraná que investigaram leitura e escrita; analisar o contexto geral das pesquisas, destacando o foco investigativo; refletir sobre os fazeres realizados e as ausências sentidas. A ancoragem teórica aproxima os estudos dos letramentos, compreendendo-os como um conjunto de práticas que se faz com a linguagem sob a ótica enunciativa e com destaque ao campo discursivo. É uma pesquisa caracterizada como "estado do conhecimento" a qual mapeou 65 produções escritas entre 2009 e 2013. A análise quantificou as produções em cada programa, delimitou os temas investigados e os focos abordados em leitura e escrita em cada estado. Os resultados revelam que, devido à pluralidade da área da linguagem, essa abarca pesquisas que articulam conhecimentos da educação e da linguística como método fônico, avaliação em leitura, variação linguística, mas o tema que mais dialogou com a leitura e a escrita foi o da formação docente. A leitura e análise dos resumos indicam que as pesquisas se concentram nos Programas da UEL, Furb, UFPR, UEM, Unoesc, Univali, sendo que, em média, 14 pesquisas foram produzidas por ano com pequena queda em 2013, em que ocorreram nove. Isso revela o interesse e a necessidade de discussão da leitura e da escrita na educação. Outros pontos detectados, por se tratar de um "estado do conhecimento", foram a informatividade e a qualidade dos resumos, que, na sua maioria, apresentam as seguintes lacunas: ausência de palavras-chave ou falta de coerência entre elas e o resumo; falta de informação sobre a base te6rica o que impossibilita depreender a concepção de leitura e escrita.

Palavras-chave : Pesquisa; Leitura; Escrita; Pós-Graduação; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )