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Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

CLOCK, Lizie Mendes; PEREIRA, Ana Lúcia; LUCAS, Lucken Bueno  and  MENDES, Thamiris Christine. Profissão docente no século XXI: concepções do professor sobre seu papel na sociedade contemporânea. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.77-96. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n1.5.

O presente artigo apresenta uma investigação sobre as concepções que professores têm acerca do papel de sua profissão na sociedade contemporânea. Foram coletados dados através de questionários respondidos por professores em serviço em escolas públicas estaduais da cidade de Ponta Grossa - PR. As respostas aos questionários foram submetidas a uma análise qualitativa através de técnicas de Análise de Conteúdo, onde, a partir dos significantes presentes, emergiram três categorias tipificadas como: A) “professor como um sujeito transformador: educação de forma ampla” (31,4% das respostas); B) “professor como profissional do conhecimento” (49% das respostas); e C: “professor enquanto sujeito que desempenha vários papéis sociais” (19,6% das respostas). Desses resultados pode-se concluir que as concepções que o grupo de professores estudados possui acerca do papel de sua profissão vão além da perspectiva tradicionalista que encara o ensino como mera ferramenta de transmissão de conhecimentos; as duas principais categorias mais evidenciadas (A e B) reconhecem um papel mais abrangente à profissão docente, o que inclui formação técnica e para a cidadania. Por outro lado, a categoria C também ocorre de maneira significativa e evidencia que muitas vezes o professor é requerido a desempenhar um papel que não é próprio de sua profissão, para preencher lacunas que a sociedade e as famílias ainda deixam abertas em relação aos jovens, o que remete à reflexão acerca da necessidade de ressignificar o papel do professor e investir em políticas públicas de valorização da profissão docente perante a sociedade.

Keywords : Profissão Docente; Função dos Professores; Sociedade Contemporânea; Concepções..

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