SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Manifesto dos Educadores Mais Uma Vez Convocados: a concepção de públicoDiversidade na Educação Escolar: limites e possibilidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; DOMINICO, Eliane  y  MARTINS, Lilian. Currículo e planejamento na Educação Infantil: datas comemorativas em debate#. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.137-153. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n1.8.

O objetivo deste texto é problematizar o trabalho com datas comemorativas instituído e praticado nas instituições educativas, geralmente por meio de festividades que incluem apresentações, lembrancinhas e danças, além de semanas temáticas. Considerando a Educação Infantil como uma fase importante para o desenvolvimento das crianças, reflete sobre o currículo para essa etapa de ensino e questiona os encaminhamentos adotados nas práticas que privilegiam um planejamento assentado em datas comemorativas no calendário escolar, pois tratam as situações de forma superficial e muitas vezes estereotipada. Essa cultura do espetáculo segue o que já é proclamado pela mídia e publicidade, que usam as datas para vender produtos por meio de apelo afetivo. As instituições, por sua vez, furtam-se ao enfrentamento dessas questões e ao debate, na medida em que legitimam e reforçam, de forma acrítica, esse discurso. Trata-se de estudo teórico, assentado em autores como Ostetto (2017; 2012; 2011), Barbosa (2006), dentre outros, que ajudam a pensar acerca do trabalho pedagógico com crianças pequenas. A despeito da pouca literatura que trata da temática em debate, a reflexão orienta no sentido de pensar sobre o que tem sido privilegiado no trabalho com crianças, sobre a ausência de reflexão que mormente acompanha as comemorações nas instituições educativas e a necessidade de enfrentamento dessa questão por parte de professores e escolas. A execução de atividades repetitivas, destituídas de significado e participação efetiva das crianças, vai na contramão de uma educação humanizadora, desloca a energia dos professores para esses momentos, deixando de lado questões curriculares imprescindíveis à formação dos pequenos.

Palabras clave : Datas Comemorativas; Currículo; Planejamento; Educação Infantil.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )