SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Currículo e planejamento na Educação Infantil: datas comemorativas em debate# índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SANTIAGO, Léia Adriana da Silva  e  SANTOS, Maria Licia dos. Diversidade na Educação Escolar: limites e possibilidades. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.1, pp.154-178. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n1.9.

O presente estudo tem por objetivo investigar como as diversidades afro-brasileira e indígena estão contempladas na educação escolar, compreendendo que a escola é um lugar estratégico de articulação, um espaço para propostas de mudança em relação a uma educação que respeite as diferenças e singularidades. A problematização se pautou pela reflexão sobre o livro didático, pelos desafios e práticas dos professores, com o objetivo de analisar e compreender as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, os estereótipos e preconceitos, a visão etnocêntrica, as imagens e os conteúdos que são trabalhados na educação escolar. Quais representações e significados são tratados nos livros didáticos e nas práticas dos professores, no sentido de perceber se tais questões levantadas contribuem para a ressignificação de uma educação escolar que estimule a formação de uma consciência histórica e cidadã. Utilizamos uma metodologia centrada em uma proposta investigativo-crítica, com embasamento científico centrado em trabalhos de teóricos sobre a temática e na compreensão de que o problema não se resolve com a criação de políticas de reparação das desigualdades, mas com ações incisivas para tratamento e valorização da diversidade na escola. Das conclusões vimos que é relevante alterar valores, promover subsídios para que os profissionais da educação se insiram em um contexto de lutas mais amplo, em sintonia com o desejo por saberes diversificados, que vão além da disciplina escolar e do currículo, sabendo que não basta apenas denunciar e levantar dados; é fundamental a mobilização, o movimento, as ações coletivas, em um campo de luta em que a bandeira de combate ao preconceito e ao racismo seja permanente em todos os espaços: na escola, na sociedade e em toda a vida cotidiana.

Palavras-chave : Educação Escolar; Etnorracionalidade; Diversidade; Livro Didático.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )