SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Progresso e não determinismo científicos, a partir de conceitos-chave da epistemologia de Thomas Kuhn índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

ALVES, Marcos Alexandre. A fenomenologia heideggeriana e a diferença de princípio entre filosofia e ciência. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.216-243.  Epub 21-Ago-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n2.1.

Este artigo examina, em âmbito fenomenológico, as categorias da experiência fática da vida e do fenômeno histórico, a partir da primeira parte da preleção “Introdução à fenomenologia da religião”, proferida por Heidegger, no semestre de inverno de 1920/1921. Elucida a peculiaridade dos conceitos filosóficos e a diferença de princípio que há entre filosofia e ciência. Apresenta a reelaboração do método fenomenológico, como ponto de partida da filosofia, capaz de fazer jus à vida fática (concreta e individual) e à historicidade (mundo vital e significatividade) do Ser-aí. Examina o significado do fenômeno histórico e a crítica à maneira habitual de pensá-lo, como “algo que transcorre no tempo” ou “uma propriedade geral aplicável a todo objeto temporal”. Conclui que as vias de afirmação da vida contra o histórico caem no modo teorético e não expressam o histórico em seu caráter imediato. Portanto, preservar o caráter fenomenológico e intranquilizador da história significa respeitar a historicidade viva e a força vital e multidirecional do sentido fático do Ser-aí.

Palavras-chave : Fenomenologia; Filosofia; Ciência; Facticidade; Historicidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )