SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A fenomenologia heideggeriana e a diferença de princípio entre filosofia e ciênciaEntre a conservação da memória e a possibilidade de novas fundações: o que permanece da tradição em Hannah Arendt? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da  e  VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva. Progresso e não determinismo científicos, a partir de conceitos-chave da epistemologia de Thomas Kuhn. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.244-266.  Epub 21-Ago-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n2.2.

O presente texto busca, na epistemologia de Thomas Kuhn, aportes teóricos sobre a forma como a ciência progride, os quais sugerem uma aproximação com aspectos históricos de uma ciência, por definição, não determinista. Foram discutidos os conceitos de paradigma, incomensurabilidade, ciência normal, anomalias e crises, revolução científica e ciência extraordinária, com base na obra A estrutura das revoluções científicas, em literatura correlata e fontes secundárias. As consequências desse encadeamento teórico levam, à luz da epistemologia de Kuhn, a fundamentos que permitem uma discussão sobre o caráter temporal, condicional, suscetível, incerto – e, portanto, não determinista – do conhecimento científico.

Palavras-chave : Thomas Kuhn; Progresso científico; Determinismo; Epistemologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )