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Conjectura: Filosofia e Educação
versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612
Resumo
FERREIRA, Marcello; SILVA, André Luís Silva da e VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva. Progresso e não determinismo científicos, a partir de conceitos-chave da epistemologia de Thomas Kuhn. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.244-266. Epub 21-Ago-2019. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n2.2.
O presente texto busca, na epistemologia de Thomas Kuhn, aportes teóricos sobre a forma como a ciência progride, os quais sugerem uma aproximação com aspectos históricos de uma ciência, por definição, não determinista. Foram discutidos os conceitos de paradigma, incomensurabilidade, ciência normal, anomalias e crises, revolução científica e ciência extraordinária, com base na obra A estrutura das revoluções científicas, em literatura correlata e fontes secundárias. As consequências desse encadeamento teórico levam, à luz da epistemologia de Kuhn, a fundamentos que permitem uma discussão sobre o caráter temporal, condicional, suscetível, incerto – e, portanto, não determinista – do conhecimento científico.
Palavras-chave : Thomas Kuhn; Progresso científico; Determinismo; Epistemologia.