SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Progresso and no scientific determinism from key concepts of Thomas Kuhn’s epistemologyThe philosophical roots of questions involving ethical review in Brazilian scientific researches author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

ECCEL, Daiane. Entre a conservação da memória e a possibilidade de novas fundações: o que permanece da tradição em Hannah Arendt?. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.267-286.  Epub Aug 21, 2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n2.3.

Já é lugar comum, entre os comentadores e estudiosos de Hannah Arendt, enfatizar que ela diagnosticou o ocaso da tradição do pensamento ocidental, cujo limiar é encontrado nas teses de pensadores como Kierkegaard, Nietzsche e Marx. O que importa, nesta breve investigação, é, no entanto, averiguar no que realmente consiste tal ocaso e o quanto ainda permanece ou necessita permanecer daquilo que ela chama de main tradition? O que, no final das contas, se conserva? É possível pensar em uma refundação em termos de tradição? Para tanto, cabe investigar, primeiramente, o real papel que a tradição exerce para Arendt e, para isso, se remete também a alguns escritos de Karl Jaspers que podem ter exercido influência sobre Arendt. Em um segundo momento, investiga-se o papel da expressão cunhada como “pensar sem corrimão” (denken ohne Geländer), que contribui para pensar em uma espécie de refundação ou renascimento da tradição.

Keywords : Hannah Arendt; Karl Jaspers; Filosofia política; Tradição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )