SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Angústia e desespero como possibilidade de construção da existência humana a partir da filosofia de Sören KierkegaardAs crianças participam de corpo inteiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

KETZER, Patricia. Refutação do conceito de confiança de Richard Foley: a impossibilidade de um uso não analógico em Epistemologia do Testemunho. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.325-346.  Epub 20-Ago-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n2.6.

Resumo

Ainda que Richard Foley não apresente uma definição clara de confiança, não podemos negligenciar a relevância de seu trabalho às discussões posteriores sobre o tema. A característica peculiar da abordagem foleyana ante a outras é sua tentativa de oferecer uma contribuição exclusivamente epistêmica de confiança. Trata-se de uma proposta de uso não analógico do conceito, que desconsidera os aspectos morais envolvidos em confiar. Apresentamos os argumentos de Foley sobre autoconfiança (self-trust), bem como o argumento que deriva confiança (trust), nos outros de autoconfiança, e suas implicações. Para concluir, levantamos alguns problemas decorrentes dessa proposta, apontando as lacunas da teoria para os estudos em Epistemologia do Testemunho, explicitando sua inviabilidade.

Palavras-chave : Confiança epistêmica; Confiança moral; Fiabilidade; Testemunho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )