SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Democracia republicana e cidadania contestatória em Philip PettitA promoção do desenvolvimento humano de Amartya Sen a partir da releitura smithiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

PACIFICO, Marsiel  e  GOMES, Luiz Roberto. Da magia ao ciberespaço: a imagem como mediação das angústias primitivas. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.2, pp.383-401.  Epub 22-Ago-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n2.9.

Para lidar com seus medos primitivos, o homem utilizava a imagem como mediação dessas tensões. Nas pinturas rupestres das cavernas e nas práticas de magia, rituais buscavam apaziguar as decorrências de nossas fragilidades, sobretudo, na dimensão da finitude do homem tensionada pela sua relação com a natureza. A tentativa de superação dessa tensão deu-se, historicamente, sob a égide da razão. Todavia, a falência do plano moderno de esclarecimento pautado pelo no desencantamento do mundo, que se daria pela elevação dos sujeitos a uma ruptura com sua condição de minoridade e sua própria existência, resultou no pacto com as entranhas do pensamento mítico e, por conseqüência, com os fantasmas não superados de seu tempo. Assim, por meio de uma revisão bibliográfica, objetiva-se constituir uma análise de fenômenos como o Youtube, a Selfie, o Twitter, entre outros, para que se possa demonstrar, em sua forma e conteúdo, que a compulsão por tornar a própria vida privada em um espetáculo público, nas redes sociais, denota um contexto no qual existir passa pela mediação simbólica da autoemissão através de imagens, de modo a conjugar o ser à proporção do aparecer; assim, estar fora das plataformas virtuais ganha um peso ontológico de não existir, pois o cogito de nosso tempo resume-se em Apareço logo existo. Contemporaneamente, com a evolução das novas tecnologias, o ciberespaço e suas plataformas se fazem muito presentes nas interações humanas e, nesse contexto, a imagem ganha força de protagonista. Dessa maneira, conclui-se que, travestido em roupagem tecnológica, o uso da imagem ainda guarda as mesmas intenções de sua expressão arcaica: buscar a permanência do sujeito diante dos medos primitivos. Demonstra-se, ainda, que o pensamento crítico pode ser uma importante ferramenta no desvelamento dessas tensões.

Palavras-chave : Imagem; Ciberespaço; Natureza; Dialética do Esclarecimento; Espetáculo de si.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )