SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número especial 2A caça às bruxasReligião, ética e educação: experiências e vivências do Quilombo do Mel da Pedreira no Amapá índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

TREVISAN, Amarildo  e  BORIN, Luiz Cláudio. A espiritualidade na formação de professores em tempo de catástrofes: considerações a partir de Viktor Frankl. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.spe2, pp.78-95.  Epub 13-Set-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.especial.3.

Resumo

O artigo procura analisar o tema espiritualidade diante de eventos catastróficos, investigando como a educação pode contribuir para a reconstrução das mazelas provocadas por tais episódios. Na formação docente, é importante levar em conta a consolidação da normatividade e a expressividade do sentido como meio de compreender como os traumas e as catástrofes tomaram-se parte do nosso cotidiano. Eles vêm ocupar um lugar vazio de sentido, pois as pessoas só se sensibilizam diante de imagens chocantes. A discussão gira em torno do pensamento de Viktor Frankl, especialmente a partir de sua obra A presença ignorada de Deus, prevendo a contribuição da espiritualidade para a discussão do tema na perspectiva hermenêutica. O dilema situa-se em uma educação que permanece na reprodução de modelos ou numa educação que desperta os educandos para visualizarem outros horizontes, permitindo que novos saberes aconteçam nos ambientes escolares, entre eles a espiritualidade que auxilia a saber expressar e saber prevenir, ou saber priorizar o sentido do humano em todas as ações. Nesse caso, a educação pode colaborar na discussão sobre a relação da espiritualidade com as catástrofes, oportunizando a compreensão da realidade espiritual através da hermenêutica e, assim, as possibilidades de tratamento do tema de forma a não separar os sujeitos dos acontecimentos que os condicionam a agir daquela forma. Nessa perspectiva, a educação tem seu potencial humanizador reforçado, ao tecer entrecruzamentos entre a educação e a logoterapia, discutindo o tema numa dimensão emancipadora. Assim, a espiritualidade, na educação, tem como pretensão dissipar o frio existencial, fazer derreter o inverno gélido do coração do homem contemporâneo em suas relações pessoais e comunitárias. A espiritualidade amplia a discussão na dimensão acadêmica, para que essa venha a criar dispositivos que contribuam à formação integral do ser humano.

Palavras-chave : Espiritualidade; Educação; Formação; Catástrofe.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )