SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número especial 2A espiritualidade na formação de professores em tempo de catástrofes: considerações a partir de Viktor FranklDimensões pedagógicas da religiosidade e proteção ao uso de drogas na adolescência: um estudo de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

CUSTODIO, Elivaldo Serrão  e  COSTA, Célia Souza da. Religião, ética e educação: experiências e vivências do Quilombo do Mel da Pedreira no Amapá. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.spe2, pp.96-117.  Epub 17-Set-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.especial.4.

O presente artigo objetiva discutir sobre religião, ética e educação: experiências e vivências do Quilombo do Mel da Pedreira, localizado no Município de Macapá, Estado do Amapá. Uma comunidade que possui sua história, práticas culturais e identidade marcadas pela religiosidade de matriz afro-ameríndia e posteriormente protestante. Nas últimas décadas, a religiosidade protestante, nessa localidade, tem se intensificado com o surgimento de outras denominações cuja base é o pentecostalismo. Neste estudo, são abordadas questões voltadas aos discursos religiosos, a ressignificação de práticas culturais, a aplicabilidade da Lei 10.639/2003 no currículo escolar, entre outros aspectos que envolvem a cultura local, a religiosidade e a identidade negra. Trata-se de um estudo etnográfico de abordagem qualitativa que utilizou a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a observação in loco e a entrevista semiestruturada como formas de investigação. Os resultados da pesquisa revelam que as mudanças nesse quilombo não aconteceram somente por influência de fatores religiosos, mas, sobretudo, por reflexões sociais e interculturais da comunidade como espaço coletivo. Sobre a implementação das políticas de educação escolar quilombola no Amapá, essas estão caminhando a passos muito lentos, pois são normalmente ações pontuais e fragmentadas, sem articulação com a realidade regional. No que diz respeito ao currículo escolar, observa- se, na escola local, ausência de um currículo construído a partir de valores e interesses da comunidade, da mesma forma, ausência de projetos pedagógicos articulados com os conteúdos previstos pela Lei 10.639/2003, bem como uma educação escolar quilombola de qualidade. É urgente o desenvolvimento de uma educação diferenciada, de qualidade, bem como a valorização e permanência de professores quilombolas e implementação de práticas pedagógicas e de cursos de formação continuada para atender à necessidade local.

Palavras-chave : Religião; Ética; Educação; Quilombo; Amapá.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )