SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número especial 2Religião, ética e educação: experiências e vivências do Quilombo do Mel da Pedreira no AmapáA inserção dos Programas de Pós-Graduação em Teologia no sistema Capes: consequências para o campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

PAULY, Evaldo Luís  e  FLORES, Cristine Gabriela de Campos. Dimensões pedagógicas da religiosidade e proteção ao uso de drogas na adolescência: um estudo de caso. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.spe2, pp.118-135.  Epub 29-Ago-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.especial.5.

Resumo

Existem diversos estudos que indicam os fatores de risco relacionados ao uso de drogas, entre eles, está a adolescência, considerada o período de maior vulnerabilidade. No entanto, pesquisas atuais estão interessadas em conhecer os fatores promotores de saúde e proteção, com o objetivo de prevenir o desenvolvimento de comportamentos de risco, mesmo em situações de vulnerabilidade. Nessa perspectiva, a religiosidade vem sendo identificada como fator protetor ao uso de drogas; mas, apesar disso, pouco se sabe sobre os mecanismos causais desse importante fenômeno. Este artigo apresenta uma pesquisa que investigou as dimensões pedagógicas das práticas religiosas de um grupo de adolescentes pertencentes a uma Igreja Evangélica do Município de Canoas – RS, que atua na proteção ao uso de drogas na adolescência. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com seis jovens que atuam como líderes do grupo de adolescentes da instituição religiosa participante da pesquisa. Esse contexto caracteriza a pesquisa como um estudo de caso. Para a análise dos dados, utilizaram-se os princípios da grounded-theory, ou teoria fundamentada nos dados. Dessa forma, foram observadas quatro dimensões pedagógicas nas práticas religiosas do grupo participante da pesquisa, que poderiam atuar de maneira protetiva ao uso de drogas na adolescência. São elas: educação ao apoio social; educação à autorregulação; educação ao entretenimento consciente; e educação à espiritualidade. Os resultados da pesquisa apontam à relevância do tema para a saúde pública e a possibilidade de inserção das dimensões pedagógicas, encontradas nesse contexto religioso, em programas educativos de prevenção ao uso de drogas na adolescência.

Palavras-chave : Religiosidade; Educação; Drogas; Adolescência; Proteção ao uso de drogas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )