SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número especial 2Dimensões pedagógicas da religiosidade e proteção ao uso de drogas na adolescência: um estudo de casoEducação e italianidade: a opção pelas congregações religiosas italianas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

GUINDANI, Evandro Ricardo; QUARTIERO, Elisa Maria  e  BIANCHETTI, Lucídio. A inserção dos Programas de Pós-Graduação em Teologia no sistema Capes: consequências para o campo. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.spe2, pp.136-156.  Epub 17-Set-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.especial.6.

Neste artigo discutem-se as induções e os tensionamentos gerados pelo Sistema de Avaliação e Fomento da Capes nos processos de produção de conhecimento dos Programas de Pós-Graduação em Teologia (PPGTS). Problematiza-se a influência dos critérios de avaliação da Capes na produção/veiculação de conhecimento no campo epistemológico da Teologia, tendo como aporte teórico o conceito de campo de Bourdieu. Constata-se que o campo de conhecimento teológico – que na sua origem e essência trata da fé e do mundo transcendente – gradativamente, assume um lugar no campo científico, na busca do reconhecimento/credenciamento e do protagonismo no ranking dos Programas de Pós-Graduação com notas máximas na avaliação da Capes. Para a análise, realizou-se pesquisa em seis PPGTs do País, existentes em 2011 e um estudo de caso múltiplo em três desses programas com conceitos iguais ou superiores a 5 e com cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pelas suas igrejas – católica ou protestante – em período anterior à inserção na Capes. A coleta de dados teve como base os seguintes documentos: fichas de avaliação dos programas emitidas pela Capes, proposta dos PPGTs em análise, produção docente e discente veiculada nos Currículos Lattes, análise das publicações nas revistas científicas dos Programas pesquisados, além de entrevistas com 22 professores dos PPGTs, que avaliaram os ganhos, as perdas e os embates decorrentes desse processo de reconhecimento. Os resultados da pesquisa apontam que a inserção no Sistema de Avaliação e Fomento exigiu dos Programas mudanças, estruturais e epistemológicas, tais como: alterações nas linhas de pesquisa, nas temáticas das teses e dissertações, bem como transformações nos tempos e meios de veiculação da produção docente.

Palavras-chave : Programas de Pós-Graduação em Teologia; Campo de conhecimento; Capes; Avaliação stricto sensu.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )