SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número especial 2A inserção dos Programas de Pós-Graduação em Teologia no sistema Capes: consequências para o campoReligião, ética e psicanálise: um diálogo possível? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

RECH, Gelson Leonardo. Educação e italianidade: a opção pelas congregações religiosas italianas. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.spe2, pp.157-180.  Epub 17-Set-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.especial.7.

No início do século XX, várias congregações religiosas vieram ao Rio Grande do Sul para atender às necessidades da Igreja Católica, evidenciando, também, o zelo pastoral do clero gaúcho. Particularmente, na década de 1920, em meio a uma retomada da italianidade no estado, capitaneada pelos cônsules, observa-se a opção das autoridades pelas corporações religiosas de origem italiana, na medida em que promoviam as escolas étnicas e a manutenção de cursos de italiano. Os documentos analisados informam que tanto o cônsul Luigi Arduini como o cônsul Manfredo Chiostri acompanhavam as ações das congregações religiosas e zelavam pela sua permanência nas colônias de imigrantes. O trabalho apresenta, ainda, elementos da tratativa da vinda da Congregação de São José, demonstrando a preocupação das lideranças com o esvaecimento da ideia de pertencimento à pátria de origem.

Palavras-chave : Italianidade; Congregações religiosas; Escolas étnicas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )