SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número especial 2Educação e italianidade: a opção pelas congregações religiosas italianasÉtica e educação em Lima Vaz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

KRINDGES, Sandra Maria  e  NODARI, Paulo César. Religião, ética e psicanálise: um diálogo possível?. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.spe2, pp.181-206.  Epub 29-Ago-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.especial.8.

Constatando, na atualidade, uma espécie de vazio ético e tendo presente que a religião deixou de ser fonte articuladora e aglutinadora de sentido, a partir das críticas descerradas por Freud à religião e, também, da evidência do declínio da representatividade da lei paterna e de autoridade, este artigo tem o objetivo de apresentar, por um lado, uma possível conexão entre o vazio ético e existencial e o campo religioso nos dias atuais. Pode, por exemplo, o trânsito religioso ser visto como um comportamento sintomático e revelador do fenômeno religioso como mais uma ideia ou produto de consumo no vasto campo das culturas consumistas. Por outro lado, sustenta-se a tese de que, não obstante terem sido apresentadas e defendidas tantas teses acerca da superação e negação da religião, constata-se, hoje, uma espécie de retorno ao sagrado. Esse, por sua vez, não se dá mais nos moldes da religião tradicionalmente herdada, mas, antes, a partir de um caráter ambivalente e paradoxal, que contrasta tanto com as antigas como com as novas formas de ser religioso. Acaba por se converter (tal modo de ser) em um risco iminente de tornar a religião um recurso de busca do enfrentamento das neuroses e angústias da contemporaneidade mais do que o exercício de uma religiosidade esclarecida e como uma das formas capazes de articular e aglutinar a busca transcendental de sentido à existência.

Palavras-chave : Fenômeno religioso; Trânsito religioso; Ética; Psicanálise; Função paterna.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )