SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3O declínio da experiência e os desafios educacionais: uma abordagem a partir de Walter BenjaminPensando a formação ética discente: contribuições das perspectivas aristotélica e kantiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

MENEZES, Luiz Maurício Bentim da Rocha. Como ensinar filosofia?: uma proposta platônica. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.477-491.  Epub 29-Jul-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n3.3.

Como se ensina filosofia? Pergunta preciosa que abre precedentes para um longo e árduo caminho. Para isso não há resposta pronta, não está escrito e nem determinado, mas é preciso percorrer todo o caminho, pois a própria pergunta “Pode a filosofia ser ensinada?” já é uma pergunta filosófica e respondê-la significa entrar nos meandros da filosofia e em que consiste uma educação filosófica. A tentativa de responder à questão, deixa outra questão no ar: Existe tal arte de ensinar? Se ela existe, então também existe seu artífice e seu objeto. Como diz Platão em A República, “cada arte foi feita para procurar e fornecer a cada um o que lhe convém por natureza”. (341d). Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto deste ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. Se a filosofia é uma arte ensinável, então é preciso verificar a existência de tal mestre para ensiná-la. A dialética tem um papel de, através de seus cortes, encontrar a verdade a ser proferida no discurso da alma. O objetivo deste trabalho é refletir sobre o ensino, seu instrumento e seu objeto a partir do pensamento da Antiguidade grega, mais especificamente, da obra de Platão e de suas implicações sobre o ensino de filosofia.

Palavras-chave : Platão; Educação filosófica; Dialética; Discurso amoroso; Phármakon.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )