SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Movimento Sofístico na Grécia (séculos V e IV a. C.): o trabalho de ensinarDa ilusão à sedução: a crise do paradigma dominante e a emergência da pesquisa (auto)biográfica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

PAVIANI, Jayme  y  CARBONARA, Vanderlei. Pressupostos epistemológicos nos processos de ensino e prendizagem a partir de uma perspectiva ética. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.541-560.  Epub 26-Jul-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n3.6.

Resumo

No decorrer do artigo, são analisados diferentes pressupostos epistemológicos e suas possíveis implicações nos processos de ensino e aprendizagem no contexto educacional. Para tanto o texto parte de alguns esclarecimentos preliminares sobre a ideia de pressupostos e contextualiza aspectos do debate epistemológico em relação a algumas das matrizes educacionais mais expressivas. Ao propor uma análise da possibilidade de um conhecimento seguro e verdadeiro diante dos processos de ensino e aprendizagem, o artigo alcança seu ponto mais significativo de argumentação e coloca em debate concepções objetivistas e não objetivistas sobre o conhecimento. A fim de responder a tal debate, a argumentação seguirá de modo a justificar uma concepção epistemológica não objetivista e com estruturação de racionalidade nos moldes da filosofia prática e, por isso, numa perspectiva ética. Nesse percurso, a interdisciplinaridade é discutida e apresentada como decorrência da concepção epistemológica defendida pelos autores. Ao longo de todo o texto, são apontadas pistas de reflexão e de tomada de decisão que possibilitam compreender aspectos de diferentes matrizes do currículo na Educação Básica e Superior.

Palabras clave : Critérios de legitimação do conhecimento; Ensino e aprendizagem; Perspectiva ética do conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )