SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Epistemological assumptions in teaching and learning processes from an ethical perspectiveEducation between walls and the transmission of interdisciplinary knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

SOUZA, Francisco das Chagas Silva  and  ALIANCA, Priscila Tiziana Seabra Silva Marques da. Da ilusão à sedução: a crise do paradigma dominante e a emergência da pesquisa (auto)biográfica. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.561-578.  Epub July 26, 2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n3.7.

Resumo

A pesquisa (auto)biográfica tem conquistado estudiosos das mais diversas áreas, que advogam a potencialidade epistemológica desse método, embora ele ainda continue marginal ou ilusório para muitos acadêmicos. Nosso objetivo, neste artigo, é discutir como esse tipo de investigação se insere no que Boaventura de Sousa Santos denominou de “paradigma emergente” (1995). Buscamos, também, compreender como as histórias de vida e as narrativas de si têm transitado, nas últimas décadas, entre a desconfiança e a sedução. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como ponto de partida os escritos de Santos (1995) acerca da crise do paradigma dominante e a emergência de novo paradigma, esste mais fluido, que aceita a subjetividade, critica a neutralidade da ciência e compreende que todo o conhecimento é também autoconhecimento. A aceitação, embora com algumas reservas, das pesquisas com histórias de vida na academia não é, senão, fruto dessa nova postura epistemológica.

Keywords : Pesquisa (auto)biográfica; Paradigma emergente; Narrativas de si. História de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )