SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Pressupostos epistemológicos nos processos de ensino e prendizagem a partir de uma perspectiva éticaA educação entre muros e a transmissão do saber interdisciplinar* índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

SOUZA, Francisco das Chagas Silva  y  ALIANCA, Priscila Tiziana Seabra Silva Marques da. Da ilusão à sedução: a crise do paradigma dominante e a emergência da pesquisa (auto)biográfica. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.3, pp.561-578.  Epub 26-Jul-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.n3.7.

Resumo

A pesquisa (auto)biográfica tem conquistado estudiosos das mais diversas áreas, que advogam a potencialidade epistemológica desse método, embora ele ainda continue marginal ou ilusório para muitos acadêmicos. Nosso objetivo, neste artigo, é discutir como esse tipo de investigação se insere no que Boaventura de Sousa Santos denominou de “paradigma emergente” (1995). Buscamos, também, compreender como as histórias de vida e as narrativas de si têm transitado, nas últimas décadas, entre a desconfiança e a sedução. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica que tem como ponto de partida os escritos de Santos (1995) acerca da crise do paradigma dominante e a emergência de novo paradigma, esste mais fluido, que aceita a subjetividade, critica a neutralidade da ciência e compreende que todo o conhecimento é também autoconhecimento. A aceitação, embora com algumas reservas, das pesquisas com histórias de vida na academia não é, senão, fruto dessa nova postura epistemológica.

Palabras clave : Pesquisa (auto)biográfica; Paradigma emergente; Narrativas de si. História de vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )