SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número especial 3A vontade geral não se representa, sempre se presumeDebates em teoria democrática contemporânea: notas sobre a relação entre as teorias do mercado político e o princípio da harmonia natural dos interesses índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

COITINHO, Denis. Virtudes e democracia. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.spe3, pp.90-116.  Epub 02-Sep-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.dossie.5.

O objetivo central deste artigo é refletir sobre a importância da conexão entre virtudes privadas e virtudes públicas de forma coerente para a garantia tanto da estabilidade psicológica como da social, visando ao fortalecimento da democracia. Para tal fim, investigo o papel das virtudes públicas da razoabilidade e tolerância. Posteriormente, tematizo a importância da identidade coletiva e da intencionalidade comum para lidar com a complexidade moral e política, bem como ressalto a característica intersubjetiva do conhecimento moral. O passo seguinte é investigar a relevância das virtudes privadas de integridade e autonomia. Termino o texto defendendo a vantagem de se usar uma teoria liberal-comunitarista que pode conectar coerentemente as virtudes privadas e as públicas, como forma de identificar mais claramente quais seriam as nossas obrigações comuns.

Palabras clave : Virtudes; Democracia; Identidade coletiva; Conhecimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )