SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número especial 3Rawls, modelos econômicos e o argumento pluralistaCooperação, promessa e obrigação na teoria do contrato de Thomas Hobbes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

STORCK, Alfredo. A moralidade na interpretação histórica do direito: reflexões sobre o caso Michel Villey. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2018, vol.23, n.spe3, pp.230-241.  Epub 02-Sep-2019. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v23.dossie.10.

Este artigo propõe retornar à interpretação histórica de Michel Villey acerca do direito que ele desenvolveu ao longo de sua carreira como filósofo e historiador do direito. Em primeiro lugar, será questão de reconstruir as linhas gerais de sua crítica à noção de direitos humanos e de mostrar como, segundo o filósofo francês, essa crítica deve ser entendida por relação ao nascimento da noção de direito subjetivo no final da Idade Média (William de Ockham) e no início do período moderno (Thomas Hobbes). Na segunda parte, será questão de apresentar as principais críticas dos historiadores do direito e da filosofia à tese de Villey, em particular as de Brian Tierney. Além da crítica histórica, também será questão de se perguntar pela correção conceitual de sua tese. O artigo tentará mostrar que a tese de Villey esta baseada em um equívoco sobre a relação entre direito e política.

Palabras clave : Moralidade; Interpretação Histórica; Filosofia do Direito.

        · resumen en Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )