SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24As relações interpessoais como promoção de ética segundo Maurice NédoncelleFormação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

GONCALVES, Rafael Bruno. A influência da religião na legitimação do Estado através da obra de Maquiavel. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019002.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019002.

O presente artigo pretende demonstrar como a obra de Maquiavel elenca aspectos pertinentes sobre a relação entre religião e Estado, e como esses podem ser analisados através do ponto de vista da teoria política moderna. Suas contribuições relacionadas ao estudo da função política da religião, entendida como item essencial na manutenção, no reconhecimento e na solidez do Estado, levantam indagações indispensáveis para pensar a influência de determinados preceitos confessionais, relacionados ao poder eclesiástico, na formulação de uma moral política voltada à obediência dos ditames de natureza religiosa, e que auxiliam no desenvolvimento de uma virtù coletiva, elemento, segundo o autor, indispensável para o Estado. O artigo ainda procura explorar questões relacionadas ao método empregado por Maquiavel e à sua busca pela “verdade efetiva das coisas”. Através dessa preocupação, o autor elucida questões religiosas pela capacidade que as mesmas têm de influenciar na vida coletiva, influência que abrange decisões dos cidadãos no que concerne a temas políticos, garantindo a disciplina e, consequentemente, o fortalecimento do Estado. Assim, o autor de Florença reconhece a incumbência da doutrina religiosa e sua eficiência ao motivar o vivere civile.

Palavras-chave : Estado; Religião; Maquiavel; Política.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )