SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The influence of religion on the legitimization of the State through the work of MachiavelliThe teaching of Philosophy as an potentiator of the interdisciplinary experience in Basic Education: interfaces between Hannah Arendt and Matthew Lipman author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

RICHIT, Adriana  and  HUPALO, Leandro. Formação de professores na Educação Profissional: uma análise sobre a dimensão pedagógica. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019003.  Epub July 31, 2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019003.

O artigo examina as perspectivas de formação pedagógica de professores, no âmbito da Educação Profissional no Brasil, olhando- as a partir de resultados de estudos. A investigação consiste em uma análise qualitativo-interpretativa, baseada em uma análise de conteúdo sobre dissertações e teses voltadas à temática formação pedagógica de pr ofessores de Educação Profissional, produzidas no período compreendido entre 2005-2015. Esse recorte temporal foi estabelecido tendo em vista a expansão dos estudos sobre essa tônica concomitantemente à expansão da própria Educação Profissional em nosso país. Os dados foram analisados sob a luz das perspectivas teóricas relacionadas à profissionalidade e à constituição docente, esboçadas por Maurice Tardif, José Contreras e José Gimeno Sacristán. Os resultados evidenciaram perspectivas distintas de formação pedagógica docente, das quais duas são discutidas neste artigo: formação profissional docente que prioriza a articulação entre teoria e prática e a complementaridade entre disciplinas e dimensões formativas, na medida em que os docentes reconhecem a importância e valorizam a dimensão pedagógica da formação para a concretização da prática profissional; e formação profissional docente que se concretiza mediante a constituição profissional do professor e a prática pedagógica, visto que para um grupo de professores dessa modalidade de educação o conhecimento prático assume centralidade na constituição docente.

Keywords : Formação de professores; Educação Profissional; Formação pedagógica; Profissionalidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )