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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

KROETZ, Ketlin  e  FERRARO, José Luis Schifino. A governamentalidade como ferramenta analítica em Michel Foucault. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019005.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019005.

O presente artigo tem como objetivo abordar a governamentalidade proposta por Michel Foucault como ferramenta de análise a ser utilizada em investigações no campo da educação. Considerando sua tradição arqueogenealógica, ao romper com a perspectiva de um continuum historiográfico em favor de uma descontinuidade histórica, trata-se de uma mirada sobre os acontecimentos para além da tradicional narrativa encadeada dos fatos, convertendo-se em uma analítica das condições de possibilidade para a emergência de outras formas de se (re)pensar e agir sobre a história. Em assim sendo, a governamentalidade permite examinar, no interior de organizações discursivas, novas formas de racionalidade política e suas respectivas tecnologias para o governamento a partir dos modos de produção de saber em sua articulação com as relações de poder que, em um sentido prático, atuam sobre processos de subjetivação.

Palavras-chave : Governamentalidade; Ferramenta analítica; Educação.

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