SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Prescrições para normalistas contidas no livro didático Fundamentos de educação, de Amaral Fontoura (1949 a 1957)A voz-práxis dos marginalizados entre estética e política: autoafirmação, resistência e luta em tempos de institucionalismo forte, cientificismo e lógica sistêmica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

CENCI, Angelo Vitório  e  MORIGI, Aline Franciele. A experiência estética e a formação humana numa perspectiva monista em Dewey. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019008.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019008.

O presente artigo trata da relação entre experiência estética e formação humana a partir da abordagem de John Dewey e tem como objetivo demonstrar as contribuições da experiência estética à formação humana, a partir da perspectiva monista desse autor. Para dar conta desse propósito, tomamos como referência principal a sua obra Arte como experiência e, como complementares, Democracia e Educação, experiência; Educação e Vida e educação. O artigo aborda, inicialmente, a relação entre a experiência estética e o papel da imaginação para, em um segundo passo, tematizar a contribuição da experiência estética à educação compreendida como formação em uma perspectiva monista.

Palavras-chave : Experiência estética; Formação humana; Arte; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )