SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The voice-práxis of the marginalized between aesthetics and politics: self-affirmation, resistance and struggle in times of strong institutionalism, scientism and systemic logicThe education as a product and teaching work author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

HOSTINS, Regina Célia Linhares; ROCHADEL, Olívia  and  MELO, Alessandra Giacomett. O conceito de trabalho em Lukács: implicações no campo da política educacional. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019010.  Epub July 31, 2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e0190010.

O artigo é um ensaio teórico com o propósito de discutir as implicações do conceito de trabalho, na perspectiva do filósofo húngaro György Lukács, no campo da política educacional. Em tempos em que a educação brasileira se distancia de um projeto de emancipação do indivíduo, dadas as configurações que vêm assumindo as políticas educacionais nos últimos anos, particularmente as políticas curriculares para o Ensino Médio, parece apropriada a análise do trabalho em sua matriz ontológica, estabelecendo uma estreita correlação entre subjetividade e objetividade. São tratados no decorrer do texto: o conceito de trabalho na ontologia lukacsiana e sua diferenciação do trabalho abstrato - como mantenedor do Capital - e trabalho fundante - como definidor da natureza ontológica do ser social - em correlação com o campo da política educacional, em especial, com alguns princípios que regem a atual reforma do Ensino Médio, elencados para tratar de aspectos da política educacional brasileira que estão a serviço do trabalho abstrato.

Keywords : György Lukács; Trabalho fundante; Política educacional; Reforma do Ensino Médio brasileiro.

        · abstract in Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )