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Conjectura: Filosofia e Educação
versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612
Resumen
HOSTINS, Regina Célia Linhares; ROCHADEL, Olívia y MELO, Alessandra Giacomett. O conceito de trabalho em Lukács: implicações no campo da política educacional. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019010. Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612. https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e0190010.
O artigo é um ensaio teórico com o propósito de discutir as implicações do conceito de trabalho, na perspectiva do filósofo húngaro György Lukács, no campo da política educacional. Em tempos em que a educação brasileira se distancia de um projeto de emancipação do indivíduo, dadas as configurações que vêm assumindo as políticas educacionais nos últimos anos, particularmente as políticas curriculares para o Ensino Médio, parece apropriada a análise do trabalho em sua matriz ontológica, estabelecendo uma estreita correlação entre subjetividade e objetividade. São tratados no decorrer do texto: o conceito de trabalho na ontologia lukacsiana e sua diferenciação do trabalho abstrato - como mantenedor do Capital - e trabalho fundante - como definidor da natureza ontológica do ser social - em correlação com o campo da política educacional, em especial, com alguns princípios que regem a atual reforma do Ensino Médio, elencados para tratar de aspectos da política educacional brasileira que estão a serviço do trabalho abstrato.
Palabras clave : György Lukács; Trabalho fundante; Política educacional; Reforma do Ensino Médio brasileiro.