SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The concept of work in Lukács: implications in the field of educational policyPhilosophy, tragedy and teaching of the greek man author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

CESCON, Everaldo. A educação como produto e o trabalho docente. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019024.  Epub July 31, 2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019024.

O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura desse nível de ensino, marcado pelo processo de mundialização do capital, pela ofensiva neoliberal pós-crise de 2008 e reestruturação produtiva, levando à ruína direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e do produtivismo nesse espaço, que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como: meritocracia, o cumprimento de metas, avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extrainstitucional.

Keywords : Trabalho docente; Educação como produto; Mercantilização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )