SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24O conceito de trabalho em Lukács: implicações no campo da política educacionalFilosofia, tragédia e ensino do homem grego índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

CESCON, Everaldo. A educação como produto e o trabalho docente. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019024.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019024.

O artigo discute o trabalho docente em instituições de educação superior, a partir das mudanças na conjuntura desse nível de ensino, marcado pelo processo de mundialização do capital, pela ofensiva neoliberal pós-crise de 2008 e reestruturação produtiva, levando à ruína direitos sociais conquistados, além do processo de mercantilização e do produtivismo nesse espaço, que tem levado ao trabalho docente elementos estranhos à educação, como: meritocracia, o cumprimento de metas, avaliação quantitativa da ciência e que parece ter estimulado a concorrência intra e extrainstitucional.

Palabras clave : Trabalho docente; Educação como produto; Mercantilização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )