SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24A educação como produto e o trabalho docenteO mito de Sísifo de Albert Camus, e sua relevância no processo de ensino e aprendizagem de Filosofia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

GODOY, Maria Elizabeth Bueno de  e  MENEZES, Luiz Maurício Bentim da Rocha. Filosofia, tragédia e ensino do homem grego. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019014.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019014.

O intuito do presente artigo é problematizar o ensino do homem, na perspectiva da Grécia antiga. Pretendemos, assim, trazer questões que possam auxiliar a investigação para uma solução coerente e satisfatória do ensino do homem grego. Para tal, retomaremos alguns conceitos gregos de educação, dos modelos clássicos da tragédia e da sofística, a fim de demonstrar a influência naquilo que chamamos de educação. Se tomarmos o mestre como o artífice e o discípulo como objeto desse ensino, devemos ter em mente que a arte de ensinar é conveniente ao discípulo e não ao mestre. O mestre, portanto, é instrumento para que se possa ensinar tal arte ao discípulo. O objetivo do trabalho é refletir sobre o ensino, seu instrumento e seu objeto, com o intuito de repensar o caminho do ensino na educação. Para isso, buscaremos apoio nos conceitos paidéuticos na formação do homem grego da Grécia clássica.

Palavras-chave : Educação; Filosofia; Tragédia; Sofística; Homem Grego.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )