SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Diálogo, dialogismo e dialogicidade em Buber, Bakhtin e Freire: algumas observaçõesTrajetória histórica de um periódico científico: percursos, percalços e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SILVA, José Lourenço Pereira da. Sócrates e a parrhesía- democrática. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019018.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019018.

Neste artigo procuro mostrar que, embora Sócrates tenha sido um crítico da democracia ateniense, seu pensamento, como conhecido a partir dos primeiros diálogos de Platão, coaduna-se com os valores fundamentais da cultura democrática de Atenas. Para defender essa interpretação, focalizo um dos princípios mais importantes da democracia grega: a liberdade de expressão. Primeiro, examino o conceito de liberdade de expressão. Esclareço que, no contexto político-democrático, dois termos gregos comunicam dois sentidos conexos mas distintos da liberdade de expressão: isegoría - , que significa a igual oportunidade de todos os cidadãos falarem nas assembleias políticas; e parrhesía - , franqueza, a liberdade para criticar e para uma pessoa dizer a verdade como a vê. Em seguida, trato de três aspectos interligados do pensamento socrático: o método da refutação (elenchos), a noção de “cuidado de si” e o ideal da vida examinada, para evidenciar como eles pressupõem ou se assentam no valor da liberdade de expressão. Destaco que é preciso que a pessoa esteja seriamente comprometida a perseguir e exprimir a verdade, para que seja capaz de avaliar suas crenças e livrar-se daquelas que são falsas. Consequentemente, esta pessoa pode prestar conta da própria vida expondo se seu pensamento, discurso e seus atos estão em acordo, assim como ela é capaz de levar a vida, examinada, pondose sob escrutínio e os outros, praticando o pensamento crítico que é essencial para o aperfeiçoamento moral e a formação de um bom cidadão para uma sociedade democrática. Concluo que, na medida em que promove o dizer a verdade, a atitude crítica socrática não é somente coerente com os preceitos básicos do regime democrático, mas também útil à democracia.

Palavras-chave : Sócrates; Democracia; Parrhesía; Elenchos -; Vida examinada.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )