SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Sócrates e a parrhesía- democráticaKafka na problematização da docência: o devir-animal como linha de fuga índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SCHNEIDER, Marilda Pasqual  e  DANIELEWICZ, Tailândia Guzzi. Trajetória histórica de um periódico científico: percursos, percalços e desafios. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019025.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019025.

O presente artigo tem como foco temático um dos instrumentos mais utilizados na contemporaneidade para disseminação de conhecimentos produzidos pela ciência: o periódico científico. O estudo segue os pressupostos da pesquisa exploratória e tem por objetivo descrever o percurso histórico do Roteiro, periódico científico da área da educação filiado à Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC). O caminho metodológico percorrido leva em consideração o papel do periódico, como mecanismo estruturado e formal de comunicação e disseminação do conhecimento científico, evidenciando percursos, percalços e resistências ao longo de sua trajetória evolutiva. Em termos empíricos, destaca resultados de um estudo de campo, efetuado entre os anos de 2017 e 2018, cuja finalidade era levantar dados e informações sobre o Roteiro, um periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESC, criado no ano de 1978 e que, em 2017, completou 40 anos de existência. Destaca um conjunto de dificuldades enfrentadas no percurso histórico do Roteiro e demandas contemporâneas tendo em conta, especialmente, o avanço das tecnologias da informação, a competitividade internacional e as novas funções atribuídas aos periódicos como ferramentas de disseminação do conhecimento acadêmico-científico. Em termos conclusivos, aponta à necessidade de aperfeiçoamento constante dos periódicos da área da educação especialmente no tocante à implementação de ferramentas de controle e incremento dos fluxos de publicação, o que inclui formas de recepção, avaliação, revisão, publicização e acesso aos conhecimentos científicos gerados. Realça, por fim, a necessidade de superação da soberba e prepotência por parte de algumas nações, especialmente de países centrais, e a consequente compreensão de que o conhecimento deve ser um meio para a humanidade viver em harmonia com o Planeta e não razão de sofrimento ou causa de mazelas das populações mais vulneráveis.

Palavras-chave : Disseminação do conhecimento acadêmico-científico; Periódico científico; Roteiro.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )