SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Trajetória histórica de um periódico científico: percursos, percalços e desafiosA ética do gênio: aproximações entre Otto Weininger e Ludwig Wittgenstein índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SCHWANTZ, Josimara Wikboldt; RODRIGUES, Carla Gonçalves  e  MATOS, João Pereira. Kafka na problematização da docência: o devir-animal como linha de fuga. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019026.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019026.

Neste texto, pretende-se explorar a ideia de devir a partir da novela “A metamorfose” de Franz Kafka. Pela leitura, evidencia-se a presença da animalidade na sua escrita, de maneira que chama a atenção a insistência em dar voz às questões emergentes da sociedade e do modo de vida, não somente animal, mas humano: a metamorfose de Gregor Samsa, que acorda numa manhã transformado em um inseto. Parte-se, também, da concepção de devir para os filósofos Deleuze e Guattari como estado de sensação que é capaz de multiplicar as intensidades afetivas, de pensamento e expressão em um corpo. Relaciona-se a docência à problemática da existência por meio da literatura e da filosofia. Tal investigação é impulsionada por experimentações realizadas com professores, atuantes e em formação, na oficina de escrileituras denominada “Conatus”, utilizando-se, dentre outras matérias, da literatura kafkiana para questionar o fazer docente e aquilo que adoece em meio ao cotidiano escolar. Diante das pequenas novelas de rádio escritas e gravadas pelos participantes, os autores se deparam com a interrogação: Quais são as condições para que algo seja criado na prática pedagógica? As novelas deram visibilidade, entre outras questões, aos conflitos enfrentados na profissão. Destaca-se a criação intitulada “A vaca”, na qual os professores acenaram suas inquietações e a desfiguração da sua imagem como uma linha de fuga da identidade depreciativa e sagrada tomada por diferentes circunstâncias e local em que se vive. Como resultado, entende-se que a literatura e a filosofia mostram-se intercessoras potentes ao favorecer a desconstrução de significações e a abertura para pensar sobre as condições de possibilidades de outros modos de existir.

Palavras-chave : Kafka; Devir-animal; Literatura; Filosofia da diferença; Escrileituras.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )