SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Voluntariado e humanização com palhaços: Por quê? Para quê? Intervenções em crianças hospitalizadasA formação do si mesmo e a mestria socrática em Pierre Hadot índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SILVA, Lorena Santos da  e  HENNING, Paula Corrêa. Fundamentos filosóficos e epistemológicos da Educação Ambiental: discurso, poder e resistência. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019029.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019029.

O presente artigo trata dos aspectos filosóficos e epistemológicos das perspectivas pós-críticas no campo de saber da Educação Ambiental. Objetivase compreender as possibilidades que essas perspectivas podem trazer os interior do grupo de trabalho - GT 22 da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Analisam-se 13 trabalhos aprovados pelo Comitê Científico da 26ª a 37ª reuniões científicas, que se utilizam de concepções de Educação Ambiental, pautadas pelas bases das perspectivas póscríticas. Para a realização desta pesquisa, os conceitos foucaultianos de formação discursiva e diferença são norteadores para a compreensão de que, em uma mesma formação discursiva, tem-se presente a heterogeneidade conceitual, filosófica e epistemológica de diferentes perspectivas teóricas, que se debruçam sobre um mesmo objeto de estudo. Nesse cerne, a diferença é entendida pela potencialidade do encontro, do pensamento múltiplo, que fomenta a criação de outros olhares para o campo de saber da Educação Ambiental. A recorrência dos Ao caráter eminentemente político da Educação Ambiental, por meio de discussões que focalizam as formas de conduzir a população para a adoção de atitudes sustentáveis, atravessadas, principalmente, pelo discurso de medo da perda do Planeta e por uma visão socioambiental antropocêntrica. Diante disso, conclui-se que essas perspectivas almejam a criação de fissuras nos discursos que esvaziam as questões socioambientais com o objetivo único de mudança de comportamento. A diferença conceitual, filosófica e epistemológica entre as perspectivas teóricas que se debruçam sobre a Educação Ambiental não produz um consenso; é justamente na multiplicidade do pensamento que é verossímil experimentar a Educação Ambiental como instrumento de criação, resistência e problematização.

Palavras-chave : Educação Ambiental; Perspectivas pós-críticas; ANPEd; Diferença.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )