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Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

ROSSETTO, Miguel da Silva. A formação do si mesmo e a mestria socrática em Pierre Hadot. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019033.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019033.

O objetivo deste ensaio é retomar a importância vital que a formação ética do sujeito tem ante a condição frágil e vulnerável do ser humano. Essa finalidade é, aqui, pensada a partir da leitura que Pierre Hadot faz da filosofia antiga e, especialmente, da figura de Sócrates. Nos propomos a investigar a noção de “diálogo socrático” como um exercício espiritual que o faz ser autor de sua própria formação. Assim, o diálogo pode ser entendido como um princípio pedagógico-formativo suficientemente eficiente para deslocar a preocupação com o conhecimento para a preocupação com o sujeito do conhecimento. Sem esse deslocamento, a formação ética do sujeito mantém-se fragilizada.

Palavras-chave : Formação humana; Diálogo; Exercício espiritual; Formação ética.

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