SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24The formation of the self and socratic mastery in Pierre HadotThe “educational action” on Hannah Arendt author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

CARBONARA, Vanderlei. Interdisciplinaridade e ética: uma abordagem para além da perspectiva epistemológica. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019034.  Epub July 31, 2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019034.

O presente artigo ocupa-se, em sentido amplo, de um tema já consagrado por pesquisas acadêmicas oriundas de diferentes áreas do conhecimento: a interdisciplinaridade. Já não é mais necessário justificar a relevância sobre tais estudos, uma vez que são preponderantes os discursos que apontam à emergência da superação do isolamento entre disciplinas. Em sentido estrito, este artigo posiciona o tema da interdisciplinaridade numa perspectiva que não é comum entre os debates mais recorrentes sobre o tema: assume-se a primazia da ética sobre a epistemologia na justificação da interdisciplinaridade. Após uma exploração preliminar sobre o que é característico nas definições de disciplina e interdisciplinaridade, o texto segue explorando, sob dois aspectos, a primazia ética: primeiramente, busca evidenciar uma dimensão ética constituinte da interdisciplinaridade; na sequência toma da hermenêutica filosófica a relação entre compreensão e deliberação para posicionar a primazia da ética sobre a epistemologia na justificação da interdisciplinaridade. Trata-se, aqui, de um estudo teórico que, de modo analítico e interpretativo, volta-se a definições preliminares e alcança uma construção conceitual sustentada pelas perspectivas teóricas estudadas. A fim de apoiar as definições preliminares sobre disciplina e interdisciplinaridade, analisa textos de Pombo (2008) e Paviani (2008). A partir de Bombassaro (2014), é indicado o acento ético do debate sobre interdisciplinaridade e, com Rorty (1997), é demarcada a solidariedade como processo de construção dos saberes. O argumento sobre a primazia da ética é especialmente construído com apoio em Gadamer (2004). O percurso conceitual aqui apresentado visa a oferecer subsídios para que os debates sobre interdisciplinaridade em distintos setores da sociedade - desde aqueles em que se desenvolvem os saberes, até aqueles que os divulgam e aplicam - tenham especial atenção às implicações éticas aí presentes.

Keywords : Interdisciplinaridade; Ética; Processos de justificação do conhecimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )