SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Interdisciplinarity and ethics: an approach beyond the epistemological perspectiveEssay about the dialectic of enlightenment: reflections and educational provocations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

PETRY, Cleriston. A “ação educativa” em Hannah Arendt. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019035.  Epub July 31, 2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019035.

No presente artigo apresento uma reflexão acerca do conceito de ação e sua repercussão para a educação escolar, a partir de Hannah Arendt. Considerando a distinção arendtiana entre fabricação, labor e ação, argumento que uma das atividades específicas da escola é a ação educacional, no sentido de que alunos e professores atuam quando aparecem e se relacionam mediados pelos conteúdos e respondendo aos desafios que representam o mundo. Ademais, se a tarefa da educação é, em Arendt, introduzir as novas gerações no mundo, essa introdução se dá, preferencialmente, pela ação. Mas, no que tange aos alunos, a ação não é no sentido político, visto que eles estão em processo de formação e não são responsáveis pelas consequências de seus atos e pelo mundo. Por isso, o cuidado, a proteção, a responsabilidade e a autoridade do adulto são fundamentais para compreender a escola e a educação, bem como a especificidade da ação na escola.

Keywords : Educação; Mundo; Ação educativa; Hannah Arendt.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )