SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24Uma breve análise arqueológica foucaultiana da escola integralInterculturalidade e Educação Infantil: reflexões sobre diferenças culturais na infância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

ANDRADE FILHO, João Batista  e  ANDRADE, Francisco Ari. As canções populares e o sentimento de missão educadora dos intelectuais românticos: o exemplo do poeta Juvenal Galeno no contexto do Romantismo brasileiro. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019038.  Epub 31-Jul-2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019038.

A partir do século XVIII, na Europa, muitos intelectuais europeus passaram a alimentar o gosto e o interesse pelas questões populares. O filósofo alemão Johann Gottfried Herder (1744-1803) é considerado um dos expontes que influenciaram muitos intelectuais, cujas ideias alimentaram o movimento romântico. Contrariando a mentalidade racionalizante iluminista, tais ideias conduziram os adeptos dessa tendência a voltarem-se aos estudos da tradição campesina, buscando, no povo e no seu passado glorioso, o elemento constituidor da nacionalidade, particularmente na canção e na poesia populares. Aos intelectuais românticos estava essa questão posta como missão educadora. Em terras brasileiras, tal interesse se fortaleceu ainda no período Regencial, alimentado pela lógica do contexto que foi se constituindo logo após a nossa independência política. Deveu-se, sobretudo, à iniciativa dos intelectuais românticos brasileiros, nutridos pelos referidos ideais do Romantismo europeu, notadamente francês, moldado pelo Espiritualismo Eclético, e firmes na convicção da missão restauradora de educação da pátria através da instituição de sua história e sua literatura. Em um percurso histórico e compreensivo, intentamos mostrar que as ações do poeta cearense Juvenal Galeno, expressas em suas obras, estavam sintonizadas com a referida causa romântica e, assim, definir o mesmo como intelectual com propósito de missão educadora.

Palavras-chave : Romantismo; Canção popular; Missão educadora; Intelectuais românticos.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )