SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24As canções populares e o sentimento de missão educadora dos intelectuais românticos: o exemplo do poeta Juvenal Galeno no contexto do Romantismo brasileiroThe idea of divinity and the passions in the système de la nature by Holbach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

MELO, Alessandro de  and  RIBEIRO, Débora. Interculturalidade e Educação Infantil: reflexões sobre diferenças culturais na infância. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2019, vol.24, e019039.  Epub July 31, 2020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v24.e019039.

Nosso objetivo com este artigo é apresentar a interculturalidade crítica como ferramenta pedagógica que deve ser central na constituição dos cenários e contextos em Educação Infantil. Utilizamos referenciais teóricos de estudiosos da interculturalidade e da Educação Infantil, como Candau (2016, 2008), Sarmento (2005), Walsh (2009, 2007), Tomazzeti (2004), Santiago, Akkeri e Marques (2013), entre outros. Situamos a Educação Infantil como etapa fundamental na formação ética e intercultural de crianças, pensando a função social da educação como formação para a democracia. O trabalho pedagógico com as diferenças culturais na Educação Infantil é amparado legalmente pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e por outras políticas de identidade, como a Lei n. 11.645 de 2008, que instituiu a obrigatoriedade do ensino da cultura e história indígenas e afro-brasileiras desde a Educação Infantil. No entanto, essa legislação também é confrontada por interesses neoliberais que invadem as políticas educacionais. Diante disso, apresentamos algumas possibilidades e desafios para a construção de práticas interculturais nessa etapa da escolarização; questionamos: Como as práticas pedagógicas vêm sendo desenvolvidas na Educação Infantil, no sentido da monocultura ou da interculturalidade? O trabalho pedagógico na Educação Infantil tem se orientado pela diversidade e diferença na estruturação de currículos e práticas? Como esse trabalho vem ocorrendo? No sentido de homogeneização, de monoculturalidade, ou no sentido crítico de considerar as diferenças como vantagem pedagógica? Como conclusão, referimos que um dos principais desafios da educação, na atualidade, é construir práticas e contextos que tratem as diferenças desde um viés político, visando à construção de uma sociedade mais democrática, considerando o direito à diferença. Construir práticas interculturais na Educação Infantil, significa abrir mão da monocultura do saber, da homogeneização em favor da heterogeneidade, do epistemicídio da construção de outras alternativas de pensamento. (SANTOS, 2010).

Keywords : Interculturalidade crítica; Educação da infância; Diferenças culturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )