SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25O pensamento arqueológico de Michel Foucault sobre materialidade e referencialOs usos da biopolítica em Esposito e Agamben: tensionando a (agro)ecopedagogia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

AUGSBURGER, Luiz Guilherme; KRAEMER, Celso  e  SAMPAIO, Helena Almeida e Silva. Entre dois niilismos: uma arte acrobática para repotencializar a invenção na pesquisa sobre infância. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020002. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020002.

As muitas verdades sobre a infância de nosso tempo, das mais catedráticas às mais inovadoras, encontram-se compiladas em livros e artigos dentro e fora de nossas bibliotecas. Grosso modo, elas constroem dois tipos de niilismo: um niilismo de tipo universalista, que suga a criança para fora da imanência da vida e da histórica e a torna refém de estereótipos universais. Outro niilismo de tipo relativista, que esquece a criança e apenas acusa os estudos da infância como mera invenção. Evitar esses extremos requer uma espécie de arte acrobática de se equilibrar na possibilidade de um entre. Essa via busca retomar a imanência histórica da criança (“ida aos porões”, “suspensão das certezas”, “pesquisar com...”, “verdade-acontecimento”, “objetivação e subjetivação”, “atitude crítica”). Trata-se de uma pesquisa em busca da (re)potencialização da ideia de invenção (da infância) cuja atitude crítica implique não a pergunta pelo governo certo ou pela ausência de governo da infância, mas como não a governar assim, por essas pessoas, em nome desses princípios, em vista de tais objetivos e por meio de tais procedimentos.

Palavras-chave : Atitude crítica; Infância; Invenção; Niilismo; Governo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )