SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25About a possible discovery context of heuristics intuition: an interpretation of The Structure of Scientific Revolutions by Thomas KuhnGenesis of the art complex: a study based on lukacsian aesthetics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

CASTRO, Paulo Alexandre e. O conceito de substância na Metafísica e nas Categorias de Aristóteles. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020005. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020005.

Procurar analisar um conceito como o de substância é, por si mesmo, entrar no coração da metafísica. Quando esse conceito se situa no Corpus aristotelicum, a tarefa ganha outra dimensão, pois implica uma leitura conjunta de suas obras principais, a saber: Categorias e Metafísica. Tal leitura conjunta levanta, desde logo, vários problemas: a autenticidade, a articulação entre seus próprios livros e, sobretudo, a questão fundamental: se é possível fazer uma tal leitura. O propósito do nosso ensaio é executar tal tarefa, levando-nos a efetuar uma desmontagem necessária e decisiva do conceito. A terminar, perceberemos como partir dessa análise e o significado de substância abriria para um modelo que persistiria durante séculos.

Keywords : Aristóteles; Substância; Ousia; Quididade; Essência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )