SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Disciplinary and control devices in teacher trainingExperience as phenomenon: the need for a new language in education in Jorge Larrosa author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

SANTOS, Jônatas Marcos da Silva  and  CARVALHO, Ademar de Lima. Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020009. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020009.

O objetivo desse texto é apresentar uma reflexão sobre a filosofia enquanto práxis humana, na perspectiva da superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade do pensamento, deslocada da vida e de suas relações com o contexto social, partindo do pressuposto de que a filosofia é uma reflexão, um conhecimento crítico da realidade. O foco de nossa reflexão destaca a pergunta filosófica como instrumento mobilizador da formação da consciência crítica do sujeito, como processo de criação e superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade para alguns iluminados.

Keywords : Filosofia; Práxis; Preconceito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )