SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Dispositivos de disciplinamento e controle na formação de professoresExperiência como acontecimento: a necessidade de uma nova língua para a educação em Jorge Larrosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

SANTOS, Jônatas Marcos da Silva  e  CARVALHO, Ademar de Lima. Somos todos filósofos: problematizando o preconceito e a concepção de filosofia. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020009. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020009.

O objetivo desse texto é apresentar uma reflexão sobre a filosofia enquanto práxis humana, na perspectiva da superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade do pensamento, deslocada da vida e de suas relações com o contexto social, partindo do pressuposto de que a filosofia é uma reflexão, um conhecimento crítico da realidade. O foco de nossa reflexão destaca a pergunta filosófica como instrumento mobilizador da formação da consciência crítica do sujeito, como processo de criação e superação do preconceito de que a filosofia é uma atividade para alguns iluminados.

Palavras-chave : Filosofia; Práxis; Preconceito.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )