SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Morrer para sobreviver: o vírus que somosEspaços outros que convivem nas escolas: heterotopias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

LIRA, Aliandra Cristina Mesomo; DOMINICO, Eliane; SILVA, Kamile de Oliveira  y  SAITO, Heloisa Toshie Irie. Estágio supervisionado na Educação Infantil: desafios e contribuições para a formação inicial de professores. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020012. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020012.

O artigo objetiva refletir acerca dos embates vivenciados pelos acadêmicos do curso de Pedagogia, durante o momento de Estágio Supervisionado na Educação Infantil, buscando identificar a contribuição desta disciplina no curso de Pedagogia para a formação dos futuros profissionais. Para isso, partimos da importância do estágio supervisionado na formação inicial de professores e sustentamos a reflexão a partir da análise documental do plano de ensino da disciplina e de dezenove relatórios de estágio, no contexto de uma instituição pública de Ensino Superior. As análises estão respaldadas em autores como Kishimoto (2001, 2011), Pimenta (2002; 2006), dentre outros que contribuem para pensarmos a relevância do estágio, como elemento formador. Dadas as necessidades e o franco desenvolvimento vivido pelas crianças na faixa etária da Educação Infantil, torna-se necessária uma formação inicial consistente em que os futuros docentes sejam capacitados a trabalhar fomentando nas crianças habilidades sociais, intelectuais, físicas e afetivas. Os dados evidenciaram um distanciamento entre o contexto estudado na universidade e o cotidiano nas instituições de Educação Infantil, condição que torna menos qualificada a experiência do estágio supervisionado, mas não reduz sua importância como momento de reflexão e aproximação com o campo de trabalho. Embora exista uma relação entre o plano de ensino da disciplina e os relatórios analisados, ainda persiste uma grande distância entre a formação oferecida no âmbito acadêmico e a prática das instituições. Isso, ao contrário de oferecer um descrédito à formação, demonstra uma necessidade de melhor preparo e espaço para as discussões acerca da Educação Infantil, nos cursos de formação de docentes.

Palabras clave : Educação Infantil; Estágio supervisionado; Formação inicial de professores.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )