SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Other spaces in the schools – heterotopiasFrom revolution to constitutionalism: an analysis of the proposals for schooling adults in Portugal (1974-1986) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

SOUSA, Rui Bragado; COSTA, Diego Silva Rodrigues da  and  SANCHES, Eduardo Oliveira. Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como parâmetro para a análise. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020018. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020018.

Com a análise conceitual da arte e da expressão artística, este artigo situa a discussão do ensino de arte em síntese aos pressupostos críticos de Walter Benjamin. Busca-se, primeiramente, o sentido da arte no contexto de seu surgimento, sua valorização cultural e sua função social, para, posteriormente, mediante pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, verificar-se as contradições com sua desintegração na atualidade, apropriada pela indústria cultural como valor de mercadoria. Nesse trajeto, a reprodução técnica da obra de arte tornase o fundamento categórico para a crítica e o desnudamento das formas decadentes sob as quais a arte é “visualizada” na modernidade. A redução das formas estéticas de percepção da arte expressa-se no desaparecimento da experiência, na incapacidade de narrar, na crise da transmissão, enfim, no ensino de arte.

Keywords : Teoria Crítica da Sociedade; Indústria Cultural; Arte; Ensino de Arte.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )