SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Espaços outros que convivem nas escolas: heterotopiasDa revolução ao constitucionalismo: uma análise das propostas de escolarização de adultos em Portugal (1974-1986) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Conjectura: Filosofia e Educação

versión impresa ISSN 0103-1457versión On-line ISSN 2178-4612

Resumen

SOUSA, Rui Bragado; COSTA, Diego Silva Rodrigues da  y  SANCHES, Eduardo Oliveira. Reflexões sobre a experiência e o ensino de arte: o conceito benjaminiano de “perda da aura” como parâmetro para a análise. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020018. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020018.

Com a análise conceitual da arte e da expressão artística, este artigo situa a discussão do ensino de arte em síntese aos pressupostos críticos de Walter Benjamin. Busca-se, primeiramente, o sentido da arte no contexto de seu surgimento, sua valorização cultural e sua função social, para, posteriormente, mediante pressupostos da Teoria Crítica da Sociedade, verificar-se as contradições com sua desintegração na atualidade, apropriada pela indústria cultural como valor de mercadoria. Nesse trajeto, a reprodução técnica da obra de arte tornase o fundamento categórico para a crítica e o desnudamento das formas decadentes sob as quais a arte é “visualizada” na modernidade. A redução das formas estéticas de percepção da arte expressa-se no desaparecimento da experiência, na incapacidade de narrar, na crise da transmissão, enfim, no ensino de arte.

Palabras clave : Teoria Crítica da Sociedade; Indústria Cultural; Arte; Ensino de Arte.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )