SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Da revolução ao constitucionalismo: uma análise das propostas de escolarização de adultos em Portugal (1974-1986)Poética da Notação Esquizofrênica: corpos, pensamento e linguagem em jogo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

CESTARI, Luiz Artur dos Santos. Um pensamento pedagógico emergente das práticas educativas como humanização e diferença. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020020. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020020.

Este trabalho apresenta uma proposta para pensar nas práticas educativas como humanização e diferença. Diante disso, põe em questão que muitos dos conhecimentos sobre educação advêm de processos de elaboração que têm pouca ou quase nenhuma relação com práticas educativas. Por isso, posiciona-se pela crítica à postura que submete a educação aos diversos discursos que circulam nas ciências da educação, superando os fundamentos humanistas modernos e o entendimento de educação como lugar de produção de determinadas subjetividades e/ou identidades. Ao contrário disso, assumindo uma atitude propositiva, as práticas educativas serão abordadas como lugar de formação humana, entendendo a humanização como um conceito aberto, cuja definição não pode ser descrita antes e fora das práticas educativas. Além disso, esta proposta argumenta em favor da diferença e/ou da pluralidade do ser humano, ou seja, deve ser aceito que a educação ainda é um processo pelo qual os indivíduos são formados de acordo com suas potencialidades, e que essas são construídas durante o processo educativo.

Palavras-chave : Práticas educativas; Humanização; Singularidades; Diferenças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )