SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Literature and teaching: an aesthetic justification of existenceInformation and Communication Technologies in education and the hermeneutic rationality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Conjectura: Filosofia e Educação

Print version ISSN 0103-1457On-line version ISSN 2178-4612

Abstract

GUILHERME, Alexandre Anselmo; SANTOS, Bettina Steren dos  and  SPAGNOLO, Carla. Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020025. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020025.

A Educação Continuada de professores é reconhecida como indispensável e fundamental para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, neste estudo, levaremos em consideração alguns aspectos dessa temática. Em primeiro lugar, precisamos ter conhecimento das diretrizes que tratam da Educação Continuada de professores, ou seja, compreender de onde viemos e qual é a proposta das legislações nacional e internacional. Em segundo lugar, explanaremos e discutiremos conceitos teóricos que tratam da temática, em especial a visão de Gert Biesta, o importante filósofo da educação. Finalmente, com base nos dois itens citados, entrelaçaremos considerações e indagações para uma Educação Continuada que possa fazer diferença no cotidiano dos professores. Portanto, o principal foco desta pesquisa é analisar, criticamente, essa educação dos professores, à luz das concepções propostas por Gert Biesta.

Keywords : Educação Continuada; Professores; Diálogo; Gert Biesta.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )