SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Literatura e docêcia: uma justificativa estética da existênciaAs Tecnologias da Informação e Comunicação em educação e a racionalidade hermenêutica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

GUILHERME, Alexandre Anselmo; SANTOS, Bettina Steren dos  e  SPAGNOLO, Carla. Educação continuada de professores: diálogos emergentes a partir da visão de Gert Biesta. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020025. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020025.

A Educação Continuada de professores é reconhecida como indispensável e fundamental para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem. Para tanto, neste estudo, levaremos em consideração alguns aspectos dessa temática. Em primeiro lugar, precisamos ter conhecimento das diretrizes que tratam da Educação Continuada de professores, ou seja, compreender de onde viemos e qual é a proposta das legislações nacional e internacional. Em segundo lugar, explanaremos e discutiremos conceitos teóricos que tratam da temática, em especial a visão de Gert Biesta, o importante filósofo da educação. Finalmente, com base nos dois itens citados, entrelaçaremos considerações e indagações para uma Educação Continuada que possa fazer diferença no cotidiano dos professores. Portanto, o principal foco desta pesquisa é analisar, criticamente, essa educação dos professores, à luz das concepções propostas por Gert Biesta.

Palavras-chave : Educação Continuada; Professores; Diálogo; Gert Biesta.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )