SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.25Performatividade: atravessamentos de um dispositivo de controle na constituição de sujeitos escolaresProposições em aula-sonho pela educação da diferença índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Conjectura: Filosofia e Educação

versão impressa ISSN 0103-1457versão On-line ISSN 2178-4612

Resumo

WASCHINEWSKI, Susane da Costa; SILVA, Alex Sander da  e  SILVA, Monalisa Pivetta da. Educação e emancipação na produção do conhecimento para além do pensamento abissal. Conjectura: filos. e Educ. [online]. 2020, vol.25, e020031. ISSN 2178-4612.  https://doi.org/10.18226/21784612.v25.e020031.

O presente ensaio tem como objetivo fazer uma reflexão acerca da educação e os desafios da ciência eda produção de conhecimento na busca de emancipação. Como trama de fundo, trazemos uma breve discussão sobre a produção de conhecimento na atualidade para além daquilo que Santos (2007) chama de “pensamento abissal”. Assim, num primeiro momento, pretende-se pensar a condição da educação na atualidade, isto é, discutir seus rumos em tempos de regressões políticas e econômicas. Em seguida, objetiva-se indicar a necessidade de superação do pensamento abissal, refletindo até que ponto a educação funciona como recurso fundamental para a emancipação e até onde vão seus limites. As aproximações com as temáticas problematizadas ocorrem por meio da perspectiva teórico-metodológico-dialética do fenômeno analisado. Espera-se, com essas aproximações, contribuir com uma proposta inclusiva e emancipatória de valorização dos saberes das experiências, dando visibilidade aos valores e às representaçõesestéticasdosdiversosgrupos,cujasvozes,muitasvezes,são excluídas e/ou silenciadas nos sistemas educativos, colocando em diálogo com a ciência e reconhecendo as culturas que foram excluídas ao longo dos séculos. Além disso, é preciso contrapor-se ao poder cego de todos os coletivos, fortalecendo a resistência diante dos mesmos por meio do esclarecimento do problema. A busca por uma racionalidade crítica, na produção de conhecimento, passa por tensões e fraturas da própria condição humana no capitalismo contemporâneo, mas isso não quer dizer, necessariamente, que se tenha que abandonar a própria razão, para dispor de uma condição adequada da vida humana para além do pensamento abissal.

Palavras-chave : Educação; Emancipação; Produção de conhecimento; Pensamento abissal.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )